quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Berlim
A capital alemã foi uma das cidades que mais gostei de conhecer na Europa. Ela não é bonita como Barcelona, Paris, Praga ou Amsterdam, e até me irritou bastante na chegada, por ser uma cidade escura (que depois eu fui saber que era pra conservar essa aura de mistério da Berlim Oriental na época das duas Alemanhas). Mas a cidade é um banho de História. É sério, eu aprendi "in loco", num passeio que fizemos por umas 7h, à pé, com um guia espanhol, mais do que em todas as aulas de História do colégio. Há muuuuuuuuito o que ver e o que fazer em Berlim, e nao ousem reservar para ela menos do que quatro dias, pois seria uma blasfêmia. Os museus, as igrejas, os monumentos, o parlamento, os parques, é tanta coisa incrível que se eu fosse falar detalhadamente de tudo não iria acabar nunca mais na vida. Alguém tem noção que no Museu Pergamon tem uma porta que esteve na Babilônia??? Sem falar no Museu DDR, que conta toda a vida da Alemanha Oriental. E o Museu Topografia do Terror, que fala sobre o Nazismo??? Nooossa Senhora, é um deleite só estar nessa cidade.
Madrid, a segunda visita
E eis que eu voltei à Madrid. Fui apresentar um artigo em um congresso internacional sobre juventude. O congresso foi ótimo, com expositores muito competentes, debates super ricos, vários dados interessantes para a tese, enfim, foi uma baita experiência poder participar de um evento como esse. E estar mais uma vez na capital espanhola, desta vez na companhia do meu amigo Luciano, foi muito legal, pois pude conhecer coisas que eu não tinha visto na primeira visita. Madrid é uma grande cidade, em vários sentidos. Mas não é bonita como Barcelona, nem divertida como Barcelona, nem charmosa como Barcelona, nem há tanto o que fazer e ver como em Barcelona. Enfim, se você só puder visitar uma cidade na Espanha escolha Barcelona. Vocês podem pensar que eu já tô quase um catalão (o que não é mesmo verdade) e já comprei a disputa entre as duas cidades, mas não é. É que a capital, apesar de sua grandiosidade, fica mesmo obscurecida pela beleza e pela atmosfera mágica da cidade que é banhada pelo lindo Mar Mediterrâneo e tem obras como a Sagrada Família e a Pedrera.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Vaticano
Eu não preciso falar muito sobre o Vaticano, basta só dizer que eu e Luciana vimos o Papa!!! Mesmo sem planejar, porque era um dia de quarta-feira, e nós sabemos que ele aparece na janela aos domingos. Mas quando chegamos lá ele estava celebrando uma missa, para uma "pequena" multidão de pessoas! Depois do encantamento pelo fato de assistir uma missa celebrada pelo papa vem o questionamento "mas e aí, e se estiver tudo fechado o dia todo por conta da missa?!". Mas, graças ao bom Deus, e, porque não dizer, à intercessão do Papa, logo depois da missa tudo voltou a funcionar normalmente e nós pudemos entrar na Basílica, que é uma coisa exorbitante de tão grande... É... alí fica bem nítido o poder que a Igreja tem. O Museu do Vaticano também é um lugar incrível, principalmente (mas não só por isso) pela oportunidade de entrar na Capela Sistina. O teto dela realmente é um obra ímpar... E sim, não dê ouvidos aos recados e tire umas fotos do teto, vale a pena. Mas seja discreto! Enfim, ter esse "encontro" com o Papa fechou com chave de ouro nossa viagem inesquecível.
Roma
Roma é uma cidade fascinante! É tanta História junto que dá até uma náusea de tanta informação e de tanto conhecimento. Para quem vai de Paris direto para lá, como eu e Luciana fizemos, é inevitável fazer comparações em termos de beleza. Fica uma sensação de que Roma não é tão linda como a cidade-luz. E não é mesmo... Mas Roma tem seus encantos e sua magnitude. É uma volta no tempo andar por aqueles lugares, é bem surreal. Coliseu, Fórum Romano, Palatino, Circo Mássimo... é tanto lugar que habita há tempos o nosso repertório cultural... A Fontana di Trevi é uma coisa fantástica de tão linda e a Praça Navona é um dos locais mais bonitos da cidade, daqueles que não dá mais vontade de ir embora. Também foi muito legal ir no Trastevere, um bairro boêmio, jantar num típico restaurante italiano, com aquelas comidas maravilhosas... Roma vale cada minuto em que se está nela!
Mais uma vez retomando
Bem, essa é mais uma tentativa de retomar o blog... Sei lá, agora que já tenho passagem de volta ao Brasil marcada parece que dá uma vontade de apontar as coisas por escrito, para garantir que elas nunca vão ser esquecidas. Como se precisasse, né... Afinal, quem passa por uma experiência dessas não esquece nunca, jamais, em tempo algum. É algo que a gente leva pro resto da vida, na cabeça e no coração. Mas é sempre bom ter um registro escrito dessas vivências, para poder reler daqui a algum tempo e para depois poder mostrar aos filhos, netos, bisnetos...
Seguem os relatos bem breves...
Seguem os relatos bem breves...
Assinar:
Postagens (Atom)