Versailles é uma cidadezinha nos arredores de Paris e, claro, é onde localiza-se o famoso palácio. Começo o post assim porque algumas vezes temos a impressão de que o palácio fica "no meio do nada". Pode até ser que um dia aquela região toda fosse desabitada, mas hoje há uma cidade em torno do ponto turístico mais famoso da área. Para chegar até lá tem que pegar um trem em Paris e viajar por cerca de 1 hora. Ou seja, quando se vai preparar um roteiro de viagem à Paris, é bom dedicar um dia inteiro ao palácio, porque é impossível realizar outras atividades nesse mesmo dia.
Quando eu estava lá nos jardins do palácio, vendo de um lado o belíssimo prédio e do outro os espelhos d'água que acompanham o verde do gramado, eu disse para a Luciana: "acho que esse é um dos lugares mais lindos que eu já vi na minha vida". É tudo tão impactante, grandioso e luxuoso que a gente até se sente dentro de um filme... Meio clichê essa frase, mas era assim mesmo que nos sentíamos, porque aquilo tudo não parecia realidade.
Levamos um vinho e um queijo brie e sentamos num baquinho para comer, beber e brindar à nós dois e à realização de tantos sonhos e conquistas. Foi um momento único e muito especial. Andamos por todos os jardins, conhecemos o palácio da Maria Antonieta, os anexos da construção principal... Aquilo alí é um mundo, e as caminhadas entre uma coisa e outra são longas. Mas vendo aquelas paisagens quem se importava de ter que andar?!
O Palácio de Versailles foi a última coisa do dia. Luxo, suntuosidade, riqueza, poder, grandiosidade e todos os outros adjetivos que inspirem superlativos. Tudo alí era super. A cada novo aposento mais um impacto... seja pela visão de um tapete, ou um quadro, uma mobília, ou quem sabe um lustre... Sempre tinha algo a nos tocar, a nos fazer perder a respiração por alguns segundos, tontos com todas aquelas visões.
Voltamos mortos para casa, cansados fisica e mentalmente. Foi muita visão e informação para um dia só. Nossa passagem pela França terminava com chave de ouro.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom, sou suspeita pra falar porque tenho enorme admiração por esse país europeu, mas a França ainda guarda tantas paisagens mágicas que só indo várias vezes mesmo... :)
ResponderExcluirAmei esse post, até porque ando me preparando psicologicamente pra vivenciar isso, porém no inverno! kkkkkkk! Beijos
ResponderExcluir