sábado, 27 de março de 2010

Andar pelas ruas tranquilamente...

... NÃO TEM PREÇO!!!

Olha, eu vou dizer, viu... a gente é muito maltratado no Brasil com esse medo de andar nas ruas, com esse pânico de ser assaltado, agredido, assassinado. Eu já tinha sentido essa sensação outras vezes (em minhas incursões pelos Estados Unidos e pelo Canadá), mas não canso de falar para mim a cada vez que ponho o pé na rua aqui em Barcelona: "É MUITO BOM ANDAR SEM MEDO!!!". É bom demais não ficar olhando as pessoas o tempo todo na tentativa de identificar os meliantes, é prazeroso andar à noite ou de madrugada e saber que vai chegar são e salvo em casa, é indescritível essa sensação de liberdade que a segurança de andar nas ruas da cidade sem pavor pode te trazer. É claro que o conto de fadas acabou faz tempo e não dá para marcar bobeira em canto nenhum, né... É sabido que pelas Ramblas, por exemplo, pelo fato de ter muuuuuuuuuuuuito turista (vocês não fazem idéia do quanto!) - e, consequentemente, dinheiro com esses turistas - há alguns batedores de carteira. Eles puxam e você nem se dá conta. É triste também, mas pelo menos não há violência, eles não vão te apontar uma arma na cabeça pedindo para você passar a carteira ou o celular... O ideal nas Ramblas (e nas estações de metrô mais congestionadas) é que você ande com a carteira na frente.

Enfim, andar à pé durante à noite, sentir o friozinho batendo no rosto e não sentir medo é algo que não dá para explicar!

Um comentário:

  1. Ha, ha, ha, lembrei que fui assaltada duas vezes em Barcelona.As duas furto de carteira: uma vez no metrô e outra em um café próximo às Ramblas, onde tentaram inclusive sacar com meu cartão de crédito em um caixa eletrônico ao lado do café antes mesmo de eu fazer a ocorrência. O que não me impediu de continuar sentindo essa sensação de vento batendo no rosto em noite mediterrânea e de levar para longos passeios noturnos pelo bairro.

    ResponderExcluir