segunda-feira, 3 de maio de 2010

No metrô...

Acho que quando eu voltar ao Brasil tenho que dar um de Janice Caiafa* e escrever um livro sobre as minhas experiências no metrô de Barcelona... Cada viagem rende uma novela, cada vagão, um fato. Já entro no metrô procurando a próxima atração!

Sábado à noite estava eu no metrô, indo encontrar uns amigos, quando vejo entrar aquela turma com umas dez moças, de seus 25 anos, mais ou menos. Todas usavam uma faixa rosa, tipo aquelas de miss, tinham um enfeite na cabeça, também rosa, e levavam nas mãos um negócio que se assemelhava a um buquê de pirulitos. Todas com os adereços exatamente iguais. Eu bem que tentei, curioso como sou, ler o que tinha escrito na faixa, mas tava com uma letra meio pequena e as criaturas também não paravam quietas, dificultando a leitura (fora que o texto não era em espanhol, mas em inglês). Havia só uma delas que estava vestida diferente, pois usava um véu branco, desses de noiva.

Foi quando elas começaram a gritar "quem vai se casaaaar??? Mariiiia!!!" foi que eu deduzi que a turma estava indo comemorar a despedida de solteira de uma amiga. Essas meninas aprontaram tanto neste metrô que vocês não fazem idéia... Tiraram 1 milhão de fotos, dançaram e, principalmente, gritaram... o tal gritinho de guerra foi entoado assim umas 50 vezes, cada vez mais alto. Elas foram a atração do vagão!!! E eu morrendo de rir da comédia! Até que na Plaza Catalunya, estação-point de Barcelona, elas desceram e foram gritando e anunciando que a Maria ia se casar... E eu continuei no metrô pensando no quanto essas meninas ainda iam aprontar aquela noite! Coitado do noivo, viu...

* Nota para os não-introduzidos ao "encantado mundo da comunicação": Janice Caiafa é antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e é conhecida, dentre outras coisas, por seus livros sobre experiências em ônibus e metrôs na cidade do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. A-D-O-R-O o metro europeu! Quando vc e a Lu forem à Paris também vão se divertir com esse tipo de coisa. Só evitem os espertos que furtam nos metrôs, viu? :)

    ResponderExcluir