Uma das coisas bacanas nessa viagem à Holanda foi ter podido visitar duas cidades tão diferentes como Amsterdam e Rotterdam. E tão próximas geograficamente! Depois de 1 hora de viagem de trem chegamos à "modernosa" Rotterdam.
Rotterdam é um verdadeiro deleite para os fãs de arquitetura e design, mesmo que seja para criticar o gosto dos arquitetos da cidade... Bonitos ou feios, não importa, os prédios da cidade chamam a atenção! Prédios altíssimos, espelhados, entrecortados, com fachadas que piscam, com vidros que imitam texturas de bronze, com tetos que reproduzem torres de castelo, enfim, a criatividade dos estilos não tem fim. O simples caminhar pelas ruas da cidade já é uma grande atração de Rotterdam, pois a cada quarteirão vem uma novidade em termos arquitetônicos!
Em Rotterdam também fomos na Euromast, uma torre altíssima, de onde, do seu topo, tem-se uma vista magnífica da cidade. Sobe-se em um elevador "normal" até uma parte da torre, onde há o primeiro terraço. De lá sobe-se em um elevador panorâmico, com uns bancos para os espectadores sentarem-se. Esse elevador vai subindo e girando, lentamente, para que se possa ter uma visão de 360 graus da cidade. Passeio imperdível e muito divertido!
Mas o grande lance de Rotterdam é conhecer a Cube House, as casas em formato de cubo, criadas pelo arquiteto Piet Blom, em 1984. Trata-se de um condomínio no qual as casas têm formato de cubo. Mas em vez de no chão estar uma das superfícies do cubo, como seria de se supor, o que toca o solo é uma das pontas!!! Isso mesmo! E o mais louco de tudo é que é um condomínio "de verdade", as pessoas moram mesmo lá. Não é daquelas obras só "para mostrar" não... Um dos proprietários cobra 2,50 euros para quem quiser conhecer a casa por dentro e é óbvio que eu fui lá conferir a loucura de perto. É algo meio surreal... Não é desconfortável, mas é estranho... As escadas são horríveis, daquelas que ficam quase na vertical. Em alguns momentos é bom tomar muito cuidado para não bater a cabeça no teto! KKKKKKKK. A casa que visitamos tinha um quarto, um escritório, um banheiro, sala, cozinha e um terraço, lá no último andar. Por mais que eu descreva aqui não dá para se ter uma noção exata do que é a Cube House no cenário de Rotterdam, só visitando mesmo para conseguir entender!
Terminar o dia com um delicioso sorvete de creme misturado com pedaços de morango, cereja e chocolate, a caminho da estação, fechou com chave de ouro nossa passagem por essa cidade moderna e vibrante que é Rotterdam!
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fiquei com vontade de ir na Euromast. Acho que outras cidades deveriam ter uma torre assim. :) Em Paris, o que vai suprir um pouco essa necessidade é a Notre Dame, se você for fazer o passeio aos aposentos do Corcunda (leve uma garrafa de água, é indispensável!). Já a Cube House não me despertou tanto interesse. Hehehhe..
ResponderExcluirnoooossa, mas a cube house é show de bola! mesmo q seja pra pensar "deusulivre, nunca moraria aqui" vale muito a pena conhecer!
ResponderExcluirEu fiquei com vontade de conhecer tudo...pode?!
ResponderExcluir:)
Luciana