domingo, 27 de junho de 2010

San Juan

Muita gente já havia me falado da noite de San Juan (São João) aqui em Barcelona, dizendo como era algo festivo e animado, mas eu não fazia idéia do que, de fato, me aguardava. Tem coisas que só mesmo a experiência in locu faz com que você as consiga entender.

A agitação já começou na tarde da quarta, dia 23 de junho. Funcionários liberados mais cedo de seus trabalhos, muita gente nas ruas, supermercados lotados. Parecia até um dia de final de semana.

À noite fui para uma festa na casa de uma amiga, a Mar, a catalã mais brasileira que eu conheço. Já tendo sido casada com um brasileiro, a Mar conhece tudo do Brasil e cozinha as nossas comidas como uma nativa. A casa dela tem um terraço enooorme, e a festa, obviamente, foi lá. Muita gente, muuuitos brasileiros (fico cada vez mais impressionado como tem brasileiro aqui em Barcelona!), muitos amigos, um monte de criança vestida de matuta, correndo, brincando com aquelas bombinhas que espocam quando você as taca no chão. Foi tão divertido, parecia aqueles São João de colégio, que tínhamos quando criança, e dos quais eu morro de saudade.

As comidas foram uma atração à parte... Tinha um feijão Tropeiro DELICIOSO!!! Muqueca, cuscuz (na verdade eu não sei de onde surgiu esse nome, pois o prato era muito mais um creme de galinha engrossado com farofa, mas cuscuz foi o nome que deram à iguaria... então tá!), bolo, enfim, tudo uma delícia.

Daí eu saí do São João brasileiro e fui ao San Juan catalão, na praia, encontrar outros amigos queridos. Primeiro impacto: metrôs loooooooooooooooooooooootaaaaaaaaaaaaaados!!! De um jeito que eu nunca vi na vida. Muita, muita, muita gente na rua. Era como se estivéssemos na noite de 31 de dezembro! E vocês pensam que era só a juventude que estava nas ruas??? Ledo engano... muitos vovôs e vovós curtindo a noite de San Juan.

A praia estava lotada! Inúmeros grupos na areia, como se estivessem em um piquenique, com muita comida e muita cava (tipo um espumante típico daqui). Era realmente como se fosse um reveillon... Fogos, muitos fogos! Mas aqui, ao contrário do que acontece nesses reveillons como o de Copacabana e o da Praia de Iracema - cujas festas são organizadas e patrocinadas pelo governo e pela prefeitura -, é a população mesmo quem leva os fogos... E eles não param de subir por nem 1 minuto, o tempo todo tem alguém (ou vários "alguéns") espocando alguma coisa.

Enfim, foi uma noite divertidíssima, na qual eu realmente pude comprovar que Barcelona é mesmo uma cidade ímpar. É impressionante como tudo aqui é festivo e alegre. E o melhor de tudo: no outro dia, 24 de junho, é feriado!!! Hehehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário