domingo, 13 de junho de 2010

Trem na Europa

É chique e cult dizer que fez uma viagem de trem pela Europa?! Pois bem, eu já fiz a minha (aliás, fiz duas: Budapeste/Viena e Viena/Praga), já posso voltar ao bom e velho avião!

Não curti andar de trem... Aliás, não é que eu não tenha curtido, é que não acho que vale a pena a relação custo/benefício. Paguei 60 euros por uma viagem entre Viena e Praga, SESSENTA!!! Tenho certeza de que se fosse de avião teria sido bem mais barato. E muito mais rápido. Passei 5 horas dentro de um trem com poltronas quase retas (se você acha que as do avião não reclinam é porque você nunca andou de trem em classe econômica) e preços absurdos. Sim, eu sei que no avião se cobra por tudo, mas não consumir nada em meia hora, 40 min de vôo (que eu imagino que é o tempo de um vôo entre Viena e Praga) é uma coisa, mas passar 5 horas dentro de um trem sem tomar ou comer nada é difícil... Um cafezinho que pedimos custou 2,50 euros, e era a coisa mais barata que tinha.

Não sei como funciona na primeira classe, mas imagino que as poltronas sejam confortáveis e que tenha algum tipo de serviço de bordo. Mas a passagem custa exatamente o dobro do bilhete na econômica... O trecho Viena/Praga sai por 120 euros na primeira classe!

Bem, as paisagens são muito bonitas e você chega na cidade em pleno Centro, isso realmente é maravilhoso! Mas cinco horas dentro de um trem (ele demora assim porque pára inúuumeras vezes em diversas cidades) quando se pode fazer o mesmo trecho em meia hora ou 40 min de vôo e por um preço seguramente mais barato... Não sei... sou meio suspeito para falar, afinal eu sou um piloto frustrado, mas eu voto no meio de transporte mais lindo e apaixonante que existe no mundo! O avião!!!

Um comentário: