segunda-feira, 12 de abril de 2010

Brasileiro? Latino? Os dois? Nenhum dos dois?

Eu já tinha lido algo a respeito num livro organizado por Denise, Amparo (minhas duas orientadoras, a de lá e a de cá) e María, sobre Comunicações e Migrações, mas foi aqui que vi a coisa na prática. Na Espanha o brasileiro é identificado como brasileiro, mas o colombiano, o peruano, o boliviano, o equatoriano, etc. são chamados de latinos. Isso mesmo, para eles nós não somos latinos, ou, pelo menos, não somos categorizados dessa forma no cotidiano. Não sei se pelas dimensões continentais do nosso país, ou por uma certa importância geopolítica e econômica no cenário mundial, ou, talvez o motivo mais óbvio, que somos os único na América Latina a falar o português, o que sei é que aqui se é do Brasil é festa brasileira, comida brasileira, música brasileira, e se é de qualquer outro pais da A. L. é festa, comida, música, etc. latina.

Estava conversando hoje com um colega colombiano e ele me disse que os coletivos brasileiros aqui são super organizados. De fato, até associação nós temos, com mais de 800 membros filiados. Esse colega me disse que desconhece iniciativas deste tipo de coletivos de outros países da América Latina.

Não sei se socialmente isso é bom ou é ruim, o que eu sei é que prefiro ser identificado como brasileiro do que como latino. Não por achar que ser latino seja algo ruim (até porque eu sou, os espanhóis querendo ou não!), mas porque prefiro ser nomeado como oriundo de um país do que como parte de tooodo um bloco de países. E por acaso colombiano, peruano ou chileno são tudo a mesma coisa? Claro que não! Nem dentro de um mesmo país somos iguais, imagine dentro de um mesmo continente! Enfim, é interessante pensar sobre essa "diferenciação" que tem o brasileiro por aqui...

Um comentário: