segunda-feira, 5 de abril de 2010

Essa tal de cultura...

Engraçado demais como certas coisas que para nós brasileiros são absoluta falta de educação em outros lugares podem ser super normais... Isso é a tal da cultura e da identidade, que faz com que as pessoas se reconheçam e se diferenciem umas das outras a partir de seus hábitos e de seus costumes. Uma coisa que tem me chamado muito a atenção desde que cheguei é que o povo aqui não tem o menor pudor de se assoar na frente dos outros... Isso mesmo, o assoado de nariz aqui faz parte da sonoridade urbana... A galera se assoa na rua, no metrô, nas lojas e, pasmem, até à mesa! Confesso que isso me choca um pouco... Eu não sou obrigado a escutar o assoado alheio enquanto estou comendo, sou? Bem, aqui eu sou... hehehehe. Mas é cultural, né... não dá para encarar como falta de educação (já imagino alguns leitores pensando "é falta de educação sim!!!" hauhauahauah). Ahhh, e o espirro também! Disfarçar pra que???

Outra coisa que aqui (pelo menos alguns exemplos que tenho visto até agora, mas não quero generalizar) também parece ser "normal" é usar o garfo que se leva à boca para pegar os alimentos na travessa principal. Bem, essa parte eu confesso que é bem complicada para mim... Desde que me entendo por gente mamãe me ensinou que o talher que a gente leva à boca não se encosta mais nos pratos compartilhados com os outros que estão à mesa. Faço de tudo para abstrair o "nojo", mas é difícil... Mas por que diabos eles não usam a colher grande para levar os alimentos aos seus pratos???

Enfim, estou tentando me adaptar ao mundo de coisas novas. Mas eu também tenho a minha cultura, certo? Que não é melhor e nem pior do que a daqui, é apenas diferente. E como oriundo de uma certa cultura me reservo o direito de odiar esse compartilhamento de subeijo! hauahuahauhauha. Acho que se eu voltar para Fortaleza com esses novos hábitos Regina Barsi e Luciana Leitão me deportam para a Espanha no primeiro avião! Huhauahuahauha.

3 comentários:

  1. Na festa de final de ano lá da Faculdade, chegou um pote com uma mousse de morango e um monte de colheres. "O que fazer?", pensei.
    Quando vi, já estava participando da orgia da sobremesa. E viva a Espanha!

    ResponderExcluir
  2. Huhauahauhauahuahuah, essa foi ótima, Fred... Se ainda fosse algo quente, que mata os micróbios, mas gelaaado?!?!?!?! Sabe-se lá o que me aguarda por aqui nos próximos 11 meses... hehehe. Ah, mas também a gente não faz idéia do que o povo nos restaurantes no Brasil faz nas nossas costas, né??? Jogo do contente esse meu??? hauhauahua. abs!

    ResponderExcluir
  3. Eii mas vc não disse onde eles passam a mão depois..não me diga que é na calça...kkkkkk..ou na blusa do colega como fez o ilustríssimo ex presidente americano..rsss. ECA!

    Maria Fernandes

    ResponderExcluir