Aqui na Catalunha as datas comemorativas são bem diferentes quando comparamos com o Brasil. O dia dos pais é em 19 de março, o das mães é no primeiro domingo de maio, o Natal só é comemorado no dia 25 de dezembro e hoje... bem, hoje é o dia dos namorados.
Devia ser proibido haver dia dos namorados quando namorados, noivos, casados estão separados por um oceano... Mas enfim, fazer o que?! O que eu sei é que hoje é o dia de San Jordi, e a tradição diz que o rapaz dá uma rosa à namorada e ela retribui com um livro. Confesso que achei meio injusta a troca para o lado das mulheres... hehehehe.
Mas até de manhã cedo eu não fazia idéia de que dia era hoje. Foi a Luciana quem me disse. A bichinha, crente que ia ganhar um parabéns pelo dia dos namorados na Espanha e foi ela mesma quem teve que me dizer o que significa o dia de hoje por aqui. :P
Mas logo depois a Othita chegou em casa e foi a primeira coisa que ela me disse. Mais tarde recebi um mail da Denise me dizendo sobre a data de hoje. Como a Othita me disse que la nas Ramblas ficava cheio de bancas vendendo livros a ótimos preços eu fui lá dar uma conferida.
Quando cheguei lá tava muito, muito, muito cheio. A Rambla parecia uma mar de gente, mal dava para andar... Os livros a gente via a quilômetros de distância. Confesso que fiquei meio agoniado com aquela muvuca toda. Mas o bom é que, apesar de ser um dia para os namorados, a festa é aproveitada por todos, solteiros, crianças, bebês, doutorandos-cujas-noivas-estão-do-outro-lado-do-Atlântico... Tudo o que eu não precisava era ficar vendo só casais alegres e apaixonados... :P
Algumas coisas que me chamaram muito a atenção...
1) As bancas segmentadas. Tinha banca só com livros infantis, outra banca "revolucionária", só com livros sobre marxismo, comunismo, socialismo, etc. Tinha uma banca só com livros sobre sexo!!! Obras como "Sexo Lésbico", "Nossos pais não sabem", dentre outro títulos peculiares que fariam os moralistas arrepiarem os cabelos! Huahauhuahua.
2) Uma passeata com separatistas fervoros, que ainda insistem na lenga-lenga que a Catalunha deve se separar do resto da Espanha. (É, deu para perceber que eu não tenho muita paciência com separatismo... Devem ter sido os 4 anos no Rio Grande do Sul que me deixaram meio intransigente com essa temática).
3) Umas rosas azuis super bonitas que eu vi! Nunca tinha visto uma rosa azul de verdade!!! Não eram o Rafael e a Serena, em "Alma Gêmea" (sim, eu assisto novela, com muito orgulho!) que queriam produzir a rosa azul?! Pois alguem avise a eles que ela já existe aqui em Barcelona!
Foi uma experiência interessante... No metrô e nas ruas havia muita gente com rosas. Eu só não vi foi muito cara com livro na mão. A mulherada aqui parece que tá com a mão fechada para presentear o namorado... Hehehehe.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu quero uma rosa azuuuuuuuuuuuuuuuul!
ResponderExcluirbjs da bichinha